Redenção e Restinga terão testes rápidos de HIV em Porto Alegre

Redenção e Restinga terão testes rápidos de HIV em Porto Alegre

Público-alvo é o da faixa etária entre 15 e 29

Rádio Guaíba

publicidade

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem vai à Restinga nesta sexta-feira, e passa o domingo no Parque Farroupilha (Redenção), a fim de aplicar testes rápidos de HIV para o público da faixa etária de 15 a 29.

Na Restinga, os exames podem ser feitos das 10h às 16h, na rua Macedônia, 100, com apoio da equipe da Unidade de Saúde Macedônia. Já na Redenção, a unidade móvel fica das 16h às 20h, em frente do Monumento ao Expedicionário. Com segurança e privacidade, o resultado sai em meia hora. As atividades podem ser canceladas em caso de chuva.

A ideia é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, com o uso de preservativo, além de aumentar o encaminhamento para tratamento e a retenção, para que o jovem diagnosticado reagente ao HIV comece o tratamento o quanto antes e não abandone o uso da medicação antirretroviral, crucial para a manutenção da qualidade de vida.

Porto Alegre é a capital brasileira com os maiores índices de detecção de Aids nos últimos cinco anos – em 2014, foram 94,2 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895