De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o cenário deve se repetir na quinta e na sexta, com picos de calor similares ou até mais intensos durante a tarde. No sábado, porém, o tempo sofre uma reviravolta, com chuva e queda brusca das temperaturas.
Estragou os planos de quem chegou a pensar em praia, mas a MetSul salienta que o clima no Litoral Norte sofre outras influências. Mesmo nesta quarta, por exemplo, as máximas não foram muito além dos 21°C.
Além do calor, a tarde de hoje foi de ar seco no Estado. Conforme medições do Inmet, Lagoa Vermelha teve índices de umidade de 32%, Cruz Alta, 34%; e Alegrete, 39%.
O calorão deverá se despedir na sexta-feira, contudo. A previsão, conforme a MetSul, é de que as máximas de sábado não cheguem à metade dos números desta semana. Com a chegada da chuva, as mínimas desabam e os termômetros não deverão passar dos 15°C durante a tarde na Região Metropolitana.
Confira algumas das máximas registradas nesta quarta:
Caxias do Sul - 28°C
São Luiz Gonzaga - 30,5°C
Santa Maria - 32,2°C
Uruguaiana - 30,7°C
Bom Jesus - 26,6°C
Campo Bom - 35°C
Porto Alegre - 33,9°C
Lajeado - 33,3°C
Santa Rosa - 33,4°C
Teutônia - 34,2°C
Rosário - 30,7°C