Apesar do frio, o sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul neste começo de semana. Mas a circulação de umidade de um ciclone extratropical na costa ainda traz períodos de nebulosidade com chance de chuva e garoa em alguns momentos, sobretudo no Sul e no Leste. Por causa disso, segue a possibilidade de neve, especialmente no começo do dia, já que o vórtice do ciclone avança pelo Leste gaúcho com nuvens.
A previsão de chegada do intenso núcleo da massa de ar polar se confirmou e o domingo foi gélido. A maior parte do Estado tinha marcas à tarde inferiores a 10ºC. As precipitações associadas à circulação de nuvens de ciclone no Sul gaúcho, interagindo com o ar gelado, trouxeram neve.
Até 20h do domingo, a MetSul havia confirmado neve em São Francisco de Paula, Bom Jesus e Ausentes, além de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici em Santa Catarina. Houve chuva congelada (semelhante a granizo miúdo e chamado de sleet em Inglês) em pontos da Serra e até na Depressão Central, como em alguns bairros de Porto Alegre.
Por volta das 23h, as cidades de Gramado e Canela também registraram neve, de acordo com a MetSul.