Geral

Reinaugurada unidade psiquiátrica do Presidente Vargas

Setor do hospital de Porto Alegre passou por reforma por exigência da Anvisa

Local conta com 24 leitos
Local conta com 24 leitos Foto : Ricardo Giusti / PMPA / CP
Para atender as demandas da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), após cinco meses de reforma, foi entregue nesta sexta-feira a Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. Com 24 leitos, em uma área de 555 metros quadrados, a unidade passou por melhorias na climatização e nas redes hidráulica e elétrica.

A unidade atende mulheres com transtornos psíquicos e dependentes químicas e é referência para gestantes usuárias de crack. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Em 2011 tivemos cerca de 300 atendimentos nesta local e projetamos até 600 para esse ano. Todas as 18 áreas da ala psiquiátrica foram reformadas”, relatou o chefe do setor de psiquiatria, médico Cláudio Meneghello Martins.

A nova estrutura também irá proporcionar melhoria nos processos de higienização e maior humanização do atendimento. Além disso, favorecerá a multidisciplinaridade e o ensino, já que a unidade conta com residentes de psiquiatria e psicologia e serve como campo de estágio para estudantes de várias áreas de atenção à saúde.

Para o tratamento de pacientes que, além do agravo psiquiátrico, apresentem doenças infectocontagiosas, foram instalados quartos de isolamento. As portas dos quartos foram ampliadas e os banheiros ganharam barras de apoio. A unidade conta ainda com sala para visitantes.

Conforme o prefeito José Fortunati, foram investidos R$ 241 mil na reforma para assegurar mais conforto e segurança aos usuários e à equipe de saúde. As obras facilitarão a acessibilidade para pacientes com necessidades especiais. “A drogadição é cada vez mais presente na cidade, mas mais que coibir o narcotráfico é preciso acolher o dependente”, afirmou, ao destacar que o Executivo municipal está empenhado em ter mais de 450 novos leitos na Capital este ano e, até o final de 2013, mais de mil.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que na próxima terça-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará na cidade para inaugurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do IAPI que dará atendimento de alcoolismo e drogadição.

Bookmark and Share