Relator diz que Dilma deve sancionar Código Florestal sem vetos

Relator diz que Dilma deve sancionar Código Florestal sem vetos

Luiz Henrique disse que modificações realizadas recuperaram "valores ambientais"

AE

Luiz Henrique disse que modificações realizadas recuperaram "valores ambientais"

publicidade

Contrariando a expectativa da maioria dos parlamentares, o relator do Código Florestal no Senado Luiz Henrique (PMDB-SC) acredita que a presidente Dilma Rousseff deve sancionar sem vetos o texto aprovado pelos senadores nessa terça-feira. Luiz Henrique dividiu a relatoria da matéria com o senador Jorge Viana.

No entendimento de Luiz Henrique, as modificações feitas no texto recuperaram alguns "valores ambientais", como a preservação dos 50 metros a partir da área úmida da vereda, as áreas de preservação dos rios intermitentes, que estavam fora, e a área de 15 metros nos raios d'água e nas nascentes. Ele prevê que, se houver vetos, serão em "questões laterais" e não nas "centrais" votadas no Congresso.

"Acredito que a presidente Dilma vai sancionar, até porque foi fruto de um grande entendimento, de uma grande convergência nas duas Casas do Congresso", previu. "O código ia virar um ornitorrinco e nós salvamos o código", alertou. O senador disse que o acordo no Congresso ampliou o benefício para as propriedades médias, reduzindo o limite mínimo de 30 para 20 das demais propriedades.

Luiz Henrique ressaltou, porém, que se a presidente vetar não será anormal. "Faz parte do processo legislativo, uma lei só se torna exigível quando a presidente sanciona ou veta, isso faz parte do processo legislativo, é natural". Na sua avaliação, a presidente teve razão em vetar em maio as mudanças feitas na Câmara porque elas modificaram "a grande convergência e entendimento que tínhamos feito com o governo e com as lideranças dos deputados na Câmara".

Bookmark and Share  

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895