Dois navios que haviam sido deixados no Cais Mauá, no Centro da Capital, desde o começo da década de 90, foram deslocados, no fim da manhã desta quinta-feira, para o Cais Marcílio Dias, na zona Norte da cidade. As embarcações Laranjal e Porteiras pertencem a uma empresa de Canoas, que não demonstrou interesse em permanecer com elas.
Outros dois navios continuam no Cais do Porto, aguardando trâmites judiciais para que ocorra a remoção. A General Bernardino Caballero e a Mariscal José Félix, ambas de origem paraguaia, foram apreendidas pela Marinha devido a irregularidades, há cerca de 20 anos. Elas serão entregues ao Estado a fim de que um leilão compense a dívida acumulada de quase R$ 5 milhões, referente às diárias. A homologação judicial do procedimento deve ocorrer nos próximos meses.
No começo de abril, a embarçação Pernambuco, pertencente à empresa Petrosul, de Canoas, foi retirada do Cais e encaminhada ao Estaleiro Rio dos Sinos, também no Guaíba. De acordo com a Superintendência de Portos e Hidrovias, os outros navios que se encontram no local têm situação regular e não prejudicarão a revitalização do Porto, que prevê a construção de um terminal turístico.
Removidos navios ancorados há 20 anos no Cais Mauá
Ainda permanecem no local duas embarcações paraguaias em situação irregular