Representantes dos municípios atingidos pelas chuvas participam de oficinas

Representantes dos municípios atingidos pelas chuvas participam de oficinas

Ministério da Integração enviou representantes para assessorar no preenchimento dos pedidos de emergência

Correio do Povo

Representantes dos municípios recebem orientações de como requerer recursos de emergência

publicidade

Na terça-feira, cerca de 50 representantes dos municípios do Rio Grande do Sul estão em Porto Alegre para participar do treinamento e obter informações referentes ao processo de liberação de recursos para reconstrução das cidades atingidas pelos eventos climáticos nas últimas semanas. Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI), em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, fazem atividades de assessoramento e capacitação para os funcionários públicos do Estado na Famurs.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira, e seis técnicos abriram o encontro com esclarecimentos gerais e, posteriormente, iniciaram três oficinas simultâneas, cada uma tratando de um tema. Os profissionais do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) mostraram o passo a passo do preenchimento do Plano Detalhado de Resposta (PDR) e as melhorias do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Os integrantes do Departamento de Articulação e Gestão (DAG) explicaram os procedimentos para abertura de conta, transferência de recursos e gestão do Cartão de Pagamento da Defesa Civil. Já os representantes do Departamento de Reconstrução e Realização (DRR) informaram os agentes da Defesa Civil estadual sobre a produção e os prazos do Plano de Trabalho para reconstrução de infraestruturas públicas afetadas.

“O que precisamos buscar neste momento são soluções, dar o socorro para as famílias atingidas e, juntos, recuperar e reestruturar os municípios. Essa força tarefa mostra que unidos somos melhores e mais fortes. A iniciativa do Ministério da Integração, certamente, vai possibilitar que as cidades consigam com mais facilidade a liberação de recursos e, consequentemente, se reorganizem mais rápido”, afirmou o general Pereira.

Nesta quarta-feira, as reuniões estão ocorrendo em Santa Maria e Pelotas.

Diminui número de famílias desalojadas e desabrigadas no RS

A Defesa Civil informou no final da tarde desta quarta-feira que diminuiu o número de famílias atingidas pelas chuvas das últimas semanas no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, 5.725 mil estavam desalojadas e nesta quarta o número caiu para 1.542. Já as desabrigadas diminuiu de 1.171 para 594.

Além disso, o nível dos rios que passaram da altura de alerta continuam baixando. Dois oito analisados, apenas o Uruguai continua a cima do preocupante. O nível normal é de cinco metros, o de alerta é oito e, nesta quarta-feira, ele segue com 9,12 metros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895