Revitalização da Praça da Alfândega é entregue em Porto Alegre

Revitalização da Praça da Alfândega é entregue em Porto Alegre

Prefeitura assinou um termo de compromisso com uma empresa para assumir o paisagismo e a jardinagem do espaço

Henrique Massaro

Revitalização começou em setembro e contou com melhorias nos bancos, pinturas nos brinquedos e recuperação das pedras portuguesas que revestem o espaço e, como toda a Alfândega, precisam ser mantidas tal qual o projeto original

publicidade

Ao entregar, na manhã desta segunda, intervenções de qualificação na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, a prefeitura assinou um termo de compromisso com uma empresa para assumir o paisagismo e a jardinagem do espaço pelos próximos 12 meses. A Titton Brugger Empreendimentos Imobiliários Ltda fará os serviços como forma de compensação ambiental pro empreendimentos imobiliários construídos na Capital.

A revitalização da praça começou no dia 6 de setembro e contou com melhorias nos bancos, pinturas nos brinquedos e recuperação das pedras portuguesas que revestem o espaço e, como toda a Alfândega, precisam ser mantidas tal qual o projeto original. As atividades foram realizadas pela empresa Ecsam, sob a gestão e fiscalização da Unidade de Conservação e Manutenção (UCM) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, disse que o investimento para a revitalização da Praça da Alfândega, por onde passam 90 mil pessoas diariamente, foi de R$ 82 mil. “Já temos oito frentes de trabalho simultâneas em diferentes bairros da nossa cidade. A Praça da Alfândega é a primeira que teve o serviço finalizado”, comentou.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), a Praça da Alfândega não pode ter suas configurações alteradas. Por isso, aos 190 metros quadrados de pedra portuguesa que foram restaurados, por exemplo, precisaram de cuidados especiais. Ainda foram pintados e os 229 bancos da praça. Houve a substituição de 25 lixeiras metálicas. Além da pintura de brinquedos e dos equipamentos que impedem a movimentação de carros.

Apesar da revitalização feita na praça, alguns itens, como brinquedos, já apresentaram parte da tinta descascada. De acordo com a SMSurb, no entanto, alguns serviços feitos estão sendo revisados para, caso necessário, serem executados novamente.

Foto: Alina Souza

Além da praça da Alfândega, estão sendo revitalizadas outras sete praças: Morro da Cruz (Travessa 25 de julho, Vila São José), Dr. Paulino de Vargas Vares (bairro Ipanema), Antônio Cândido de Menezes (Sarandi), da Amizade (Rua Luiz Moschetti, Partenon, Vila João Pessoa), Nações Unidas (entre as ruas Artigas e Felizardo, no bairro Petrópolis), Darcy Azambuja (entre as ruas Félix Contreiras Rodrigues e Fernando Ortiz Schneider, no Intercap-Partenon) e Parque Ararigbóia (rua Saicã, 6, esquina com a Rua Felizardo Furtado, entre os bairros Jardim Botânico e Petrópolis).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895