Geral

Revitalizadas faixas de segurança nos arredores de escolas de Porto Alegre

Operação da EPTC vai até fevereiro

Revitalizadas faixas de segurança nos arredores de escolas de Porto Alegre
Revitalizadas faixas de segurança nos arredores de escolas de Porto Alegre Foto : Joel Vargas / PMPA / Divulgação / CP
A operação "Volta às Aulas" da Empresa Pública de Transporte e Fiscalização (EPTC) irá revitalizar 833 faixas de segurança nas imediações de 485 escolas de Porto Alegre. A ação começou nesta segunda, em escolas localizadas no bairro Restinga, na zona Sul da Capital, e se estenderá até fevereiro. A primeira instituição beneficiada foi o Colégio Estadual Ildo Meneghetti. A previsão é que todas as faixas sejam repintadas antes do início das aulas.

Conforme o responsável pela equipe de pintura da EPTC Paulo Roos, o programa busca uma maior segurança no deslocamento da comunidade escolar. “A faixa é essencial para a segurança dos pedestres, principalmente, no entorno escolar”, explicou. Segundo ele, o trabalho de revitalização será feito durante as 24h do dia, com intercalação de duas equipes. Ao todo dez pessoas atuam no serviço.

Em torno de 30 faixas por dia devem ser repintadas até o próximo mês. O trânsito não é interrompido totalmente durante a ação. As vias ficam com fluxo de veículos em meia pista.  A ação é realizada em escolas municipais, estaduais e particulares. “O risco de acidentes diminui consideravelmente porque a faixa serve como um alerta para os motoristas”, salientou Roos.

A programação da próxima semana para a ação inclui ainda escolas da Restinga como Escola Municipal Vila Nova Restinga, Escola Estadual José do Patrocínio, Escola Municipal Tristão Sucupira Vianna, entre outras.