Rio Caí tem níveis de zinco acima do permitido, diz MPF

Rio Caí tem níveis de zinco acima do permitido, diz MPF

Empresas que despejam resíduos se comprometeram a controlar qualidade dos despejos

Correio do Povo

publicidade

O rio Caí tem níveis de zinco em níveis acima dos permitidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), segundo análise da área de Engenharia Sanitária do Ministério Público Federal (MPF). A água receberia descarte de resíduos de uma empresa de galvanização e de um posto de combustível na área que banha o assentamento Santa Rita II, no município de Nova Santa Rita, na região Metropolitana.

Em reunião na Procuradoria da República em Canoas, o posto se comprometeu a controlar a qualidade da água do rio, segundo o MPF, que irá requisitar à galvanizadora que uma empresa credenciada junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a monitoração da água e do solo por seis meses. Os assentados, que utilizam a água para irrigação e consumo humano, solicitaram que o monitoramento da água e do solo seja feito também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Uma nova reunião para tratar do assunto vai se realizar na Procuradoria da República de Canoas no dia 23 de abril, às 15h.
 
Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895