Rio Grande do Sul registra 49 mortes por Gripe A em 2016

Rio Grande do Sul registra 49 mortes por Gripe A em 2016

Dados foram divulgados pela Secretária de Saúde nesta sexta-feira

Mauren Xavier

Estado chegou a 49 mortes por Gripe A

publicidade

O número de mortos pela Gripe A neste ano no Rio Grande do Sul subiu para 49, o que representa um aumento de 13 óbitos na comparação com o levantamento divulgado na última semana. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número de casos de influenza também aumentou, passando de 177, na semana passada, para 255.

Enquanto o número de casos fatais da doença aumentaram, a imunização também cresceu. Segundo a SES, 100% das doses previstas pelo Ministério da Saúde nesta campanha já chegaram ao Rio Grande do Sul e estão sendo distribuídas às regionais. Segundo o último balanço, mais de 70% da população que integra os grupos alvos já foram imunizados. O resultado é comemorado, uma vez que a meta da campanha era atingir 80% desse público.

Entre os grupos de risco, as mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e a comunidade indígena já ultrapassaram a meta, com 82,51% e 80,53%, respectivamente. Entre os idosos, a imunização chega a 79,01%. As gestantes estão com a menor cobertura, com 56,15%. As crianças com idades entre seis meses e 5 anos, o percentual é de 64,81%; e entre os trabalhadores da área da saúde, ficou em 73,73%.

Outro ponto positivo é o fato de que com boa parte da população estará imunizada antes da chegada do inverno, quando tradicionalmente há uma elevação no número de casos da gripe A.

Em Porto Alegre, a movimentação nas unidades decaiu nos últimos dias. Na cidade, foram aplicadas mais de 400 mil doses, o que representa 66,72% da população a ser vacinada. Ao todo, mais de 100 unidades estão com vacinas disponíveis, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895