O Porto Novo de Rio Grande recebeu hoje o transatlântico Silver Cloud, o primeiro dos programados para escala no porto rio-grandino na temporada de verão 2009/2010. A bordo estavam 274 passageiros e 217 tripulantes. Dos turistas que nele vieram, 45%¨são americanos, outros 45% ingleses e 10% de outras nacionalidades, como russos, canadenses, australianos, alemães, africanos e mexicanos. Conforme Luiz Felipe Rodrigues, da Agência Fellini Turismo, a maioria são pessoas da terceira idade, de alto poder aquisitivo.
No cais do Porto Novo, os passageiros tiveram uma mostra da dança gaúcha, feita por um grupo de tradicionalistas do CTG Os Teatinos. A apresentação conquistou a atenção de muitos deles. Alguns assistiram das sacadas de suas cabines, de onde aplaudiam e registravam com fotos a apresentação do grupo da Invernada Adulta dos Teatinos. Outros pararam no cais para assistir, fotografar e até dançar um pouco. O mexicano Guillermo Velasquez, 62 anos, que veio ao Rio Grande do Sul pela primeira vez, foi um dos que se empolgou. "Muito bonita (a apresentação). Estou encantado", observou.
O Silver Cloud saiu do Rio de Janeiro no último dia 26. Passou por Parati, Santos e hoje fez escala técnica no porto rio-grandino, para abastecimento, trâmites legais para saída do País e retoques em sua pintura. Em Rio Grande, ficou das 7h às 12h. Para este período, a agência Fellini ofereceu aos passageiros um city tour pelo centro histórico, com visitas à Catedral de São Pedro, às praças Tamandaré e Xavier Ferreira, ao Museu de Arte Sacra, Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) do Museu Oceanográfico e Museu Antártico, e passeio pelo centro comercial da cidade.
Atrações
O City Tour foi aproveitado por um grupo de 21 turistas. Outros 200 foram para a área comercial da cidade. Dois ônibus foram mobilizados para estas atividades. Alguns preferiram ficar a bordo.
Ao sair do navio, o russo Alexi Nikalev, 57 anos, que reside em São Petersburgo, explicou ter escolhido este cruzeiro em busca de lugares mais quentes, pois em São Petersburgo é muito frio. Relatou que esta foi a primeira vez que veio ao Brasil e gostou muito dos lugares que conheceu, como o Rio de janeiro. Ele esteve no Pão de Açúcar e achou a visão que se tem lá de cima muito bonita. Destacou que no Brasil tudo é muito diferente de sua terra, começando pela paisagem, o que chamou sua atenção.
Entre os turistas que foram para a área comercial de Rio Grande, estava uma brasileira - a médica Zenaide Quezada, 49 anos. Ela é de Fortaleza, mas mora em Washington DC há 26 anos e há quatro não vinha ao Brasil. Zenaide, que estava junto com outras duas médicas - Jeniffer Baxter, 44 anos, e Nahid Mazarier, 45 anos, disse que as amigas, de Washington, decidiram fazer o cruzeiro e a convidaram. "Foi uma oportunidade de rever o Brasil", salientou. Suas amigas ficaram encantadas com a geografia dos municípios brasileiros que conheceram, a qual classificaram como "belíssima". "Elas querem voltar ao Brasil para o carnaval", informou Zenaide.
O Silver Cloud partiu do porto rio-grandino ao meio-dia e seguiu viagem para Montevidéu. De lá, irá para Buenos Aires, onde fará troca de passageiros. Mais três escalas de transatlânticos estão programadas para Rio Grande na temporada 2009/2010 - do Amadea (20 de janeiro), do Silver Cloud (7 de fevereiro) e do Prince Albert II (7 de abril).
Recepção no Porto de Rio Grande
Para receber os turistas do transatlântico, a Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg) disponibilizou no terminal de passageiros do Porto Novo serviços como internet grátis, telefonia, câmbio e correio. No local, os visitantes que desejaram também puderam conhecer o artesanato típico da região, degustar a bebida-símbolo do Município, a Jurupiga, e comprar produtos tradicionalistas. A Suprg também colocou cinco intérpretes e dois guias de turismo, devidamente uniformizados, para atendê-los no cais.
A Silversea Cruises, companhia de cruzeiros proprietária do Silver Cloud, escolheu o terminal gaúcho para atracar seus transatlânticos que farão a rota América do Sul. E assinou contrato com a Oceanus Agência Marítima S/A para operar seus navios em Rio Grande nas temporadas 2009/2010 e 2010/2011. Os fatores que contribuíram para essa escolha foram a localização estratégica do porto rio-grandino e o fato de ele ser alfandegado. Rio Grande é o último porto em território nacional na saída do navio e o primeiro em seu retorno, o que favorece os trâmites legais de entrada e saída do País.
Rio Grande recebe primeiro transatlântico da temporada de verão
Maioria dos turistas são da terceira idade, de alto poder aquisitivo