Geral

Rodoviários devem realizar operação-padrão nesta quinta

Ônibus vão trafegar até 30 km/h das 7h às 9h e das 17h às 19h em Porto Alegre

Em alusão ao Dia do Motorista e em resposta às multas aplicadas aos condutores, os rodoviários de Porto Alegre devem realizar operação-padrão em dois períodos nesta quinta-feira. O representante dos trabalhadores dissidentes do sindicato, Alceu Weber, explica que a mobilização ocorrerá das 7h às 9h e das 17h às 19h.

• Empresas de ônibus ingressam com ação contra EPTC
• EPTC espera aumentar velocidade dos ônibus com BRTs

Nesses intervalos, a circulação dos ônibus ocorrerá de forma mais lenta, já que a orientação é para que os veículos trafeguem com até a metade da velocidade máxima permitida, que é de 60 km/h. Além disso, os motoristas deverão parar nas placas com essa sinalização e nos pontos, mesmo que não haja passageiros para embarque ou desembarque.

Conforme o rodoviário, os condutores são obrigados a cumprir tabelas que não levam em conta os obstáculos do trajeto, como tempo de sinaleiras e lentidão. Dessa forma, muitos acabam operando com atrasos de até uma hora. Por isso, uma das críticas da categoria é para que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) passe a notificar as empresas e não multar os condutores.

Desde janeiro, 334 multas foram aplicadas a motoristas de ônibus de Porto Alegre por excesso de velocidade em corredores, por parada em local inadequado, estacionamento em fila dupla para embarque e desembarque e sinal de farol no corredor.

Bookmark and Share