A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá iniciar a aplicação da dose de reforço na vacina da Janssen a partir de segunda-feira, em Porto Alegre. E os rodoviários, que foram os primeiros a receber o imunizante, também receberão a aplicação, em esquema que ainda está sendo definido pela SMS diretamente com as empresas.
A vacinação para o público em geral irá ocorrer em nove unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A Capital recebeu 19.280 doses do imunizante na última quinta-feira. Como 43.891 pessoas receberam a dose única do imunizante em Porto Alegre, a vacinação de reforço irá ocorrer de forma escalonada.
A SMS aguarda a chegada de mais doses para completar a aplicação da dose de reforço em todo o público-alvo. Os rodoviários, que foram os primeiros a receber o imunizante, também receberão a dose reforço, em esquema que ainda está sendo definido pela SMS diretamente com as empresas.
De acordo com o Ministério da Saúde, quem tomou a vacina da Janssen deve tomar a segunda dose do mesmo imunizante em um intervalo de 2 a 6 meses após a primeira dose. Gestantes e puérperas vacinadas com Janssen devem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer/BioNTech no mesmo intervalo. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação com o registro da vacina da Janssen.
A vacinação estará aberta segunda-feira para os vacinados até 28 de junho. Na terça-feira é a vez dos vacinados até 29 de junho. Quarta-feira vacinados até 30 de junho e quinta-feira vacinados até 5 de julho. A vacina está sendo aplicada a partir das 8h às 17h nas Unidades de saúde Álvaro Difini, Assis Brasil, Glória, IAPI, Santa Cecília e Santa Marta; das 8h às 21h nos postos Morro Santana, São Carlos e Tristeza; e no Shopping João Pessoa das 9h às 21h.