Rompimento de adutora deixa Venâncio Aires sem água

Rompimento de adutora deixa Venâncio Aires sem água

Normalização do abastecimento está previsto para noite desta quarta-feira

Otto Tesche

Normalização do abastecimento está previsto para noite desta quarta-feira

publicidade

O rompimento da adutora principal de Venâncio Aires, na noite de terça-feira, interrompeu o abastecimento de água em toda a cidade nesta quarta-feira. O imprevisto causou uma série de contratempos para a comunidade e desde cedo mobilizou o poder público. Ainda pela manhã, o prefeito Giovane Wickert determinou a instalação de uma gabinete de crise para garantir atendimento em serviços essenciais. Também pela manhã, um encontro reuniu lideranças do Executivo, Corporação de Bombeiros, equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

A interrupção do abastecimento de água ocorreu em decorrência do rompimento da adutora de água bruta no bairro Morsch. Na tarde desta quarta-feira, o site da Corsan indicava que a previsão de normalização dos serviços era ainda no fim desta noite. Também durante a reunião do gabinete de crise na metade da tarde, a superintendência da companhia informou que a retomada do abastecimento estava prevista para o início da noite. “Após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água, e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. Importante ressaltar que em algumas ocasiões, em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações”, destaca o protocolo da estatal.

As escolas da rede municipal tiveram atendimento normal nesta quarta-feira, quando foi disponibilizada água mineral para consumo em todas as unidades e quatro caminhões pipas iniciaram um roteiro de abastecimento das caixas de água. Para esta quinta-feira, as escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) que dependem da rede da Corsan não terão aula, mas as escolas municipais de educação infantil (Emeis) serão abastecidas pelo gabinete de crise e terão atividades normalmente. As unidades de saúde também receberão abastecimento, conforme a necessidade.

A Prefeitura informou que podem ocorrer novos agendamentos de consultas, principalmente odontológicos, mas os postos permanecem abertos. O Hospital São Sebastião Mártir possui poço artesiano e não corre risco de desabastecimento. Os quatro caminhões pipas mobilizados para atuar na crise seguem um roteiro de abastecimento das caixas de água – a indicação é de que as equipes trabalhem também durante a madrugada para garantir a regularidade do abastecimento de água nas escolas e também nos postos de saúde de Venâncio Aires.

A população de Venâncio Aires recebeu a orientação para a utilização da água de forma racional. Para quem precisar de ajuda, o gabinete de crise instituído pela Prefeitura fica junto ao Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires. Também é possível ligar para 3983 1165 ou 193. Além disso, os cidadãos que precisarem de água podem buscar diretamente no Corpo de Bombeiros


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895