O coordenador do curso, capitão Edson Trajano, explicou que a duração será de três semanas e reconheceu a versatilidade do policiamento de motos. “Diante do trânsito caótico, o uso de motos visa dar agilidade, diminuindo o tempo de resposta quando o cidadão solicita o 190”, observou. O policiamento de motos iniciou em 2000 e, em 2010, o que era um pelotão se transformou em companhia. A frota atual é composta por motos Yamaha Lander 250 cilindradas, todas equipadas para o desempenho da função.
Durante a aula inaugural, o comandante geral da BM anunciou o envio da proposta de projeto de lei ao governador Tarso Genro que garante a permanência do brigadiano na corporação mesmo após ser ferido em serviço e ficar com alguma sequela. Segundo ele, a ideia é de que esse policial militar, mesmo com deficiência decorrente do ferimento, seja readaptado e passe a atuar, por exemplo, na área administrativa. “Propomos ainda que não ocorra prejuízo financeiro e funcional em sua carreira. A BM entrará assim na modernidade”, afirmou.
O coronel Fábio Duarte Fernandes confirmou a instalação do imageador térmico no helicóptero da BM, cuja solenidade de apresentação será na próxima quinta-feira, dia 16. A Polícia Civil também será contemplada como um. Para o comandante geral da BM, o equipamento será largamente empregado nas operações, por exemplo, de busca de criminosos escondidos na mata durante a noite, sendo esses detectados pelo calor do corpo.
Em relação ao CIOSP que atende pelo telefone de emergência 190, ele lembrou que a Copa de 2014 deixará como herança o Centro de Comando e Controle, no qual estarão integrados todos os órgãos de segurança pública e afins, inclusive municipais. “Vamos buscar também as instituições bancárias”, observou. A ideia, explicou, é de que as imagens internas das agências sejam visualizadas em tempo real pela BM.