RS ainda tem 40 mil pontos sem energia elétrica

RS ainda tem 40 mil pontos sem energia elétrica

Municípios mais afetados são Camaquã, Canguçu, Pelotas e Rio Grande

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

* Com informações de Vitória Famer

O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na sexta-feira ainda deixa cerca de 40 mil pontos sem energia elétrica neste domingo. Na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), há 35 mil clientes sem luz nas regiões da Campanha, Centro-Sul, Litoral Norte e Sul do Estado. Os municípios mais afetados são Camaquã, Canguçu, Pelotas e Rio Grande.

Já na área da AES Sul, ainda restam 5 mil clientes desabastecidos. Os municípios afetados são Santa Cruz do Sul no Vale do Rio Pardo e Santa Maria, na região central. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, na sexta-feira, muitas cidades da Metade Norte tiveram chuva entre 50 mm e 100 mm. Alguns pontos na região de Ijuí chegaram a ter mais de 120 mm em horas. Só na sexta, Lajeado anotou 95 mm, o que elevou a precipitação de março na cidade do Vale do Taquari a espantosos 520 mm. O vento forte associado ao ciclone na sexta provocou a queda de árvores no Centro-Serra e na rodovia que liga Santiago a Jaguari, e ainda na BR 386 perto de Triunfo.

Nesse sábado, a chuva foi extrema em áreas na região da Lagoa dos Patos e entorno. Camaquã registrou 165 mm em apenas 12 horas e a cidade ficou completamente alagada. Choveu muito ainda na região de Pelotas com acumulados perto de 100 mm em alguns pontos e na área de Canguçu, onde os volumes em algumas medições chegaram a 150 mm. Houve alagamento da pista da BR 116 em São Lourenço com o transbordamento de um açude. A chuva intensa do começo do sábado causou alagamentos ainda em praias do Litoral Norte, destino de muita gente no feriadão. O vento atingiu 89 km/h em Mostardas. Em Rio Grande, a intensa ventania causou destelhamentos e queda de árvores. Em Porto Alegre, o vento bateu em 77 km/h no Morro da Polícia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895