RS amplia aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos

RS amplia aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos

Medida já passa a valer para esta quarta-feira

Correio do Povo

Público para receber dose de reforço será ampliado em Porto Alegre

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ampliou a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais. A medida já vale para esta quarta-feira e segue a recomendação do Ministério da Saúde. A orientação federal aponta para que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. 

Conforme a SES, também foi feita uma atualização no esquema recomendado para quem recebeu a dose única de Janssen. Quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam agora de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo.

O avanço nas idades pode variar de município para município de acordo com a disponibilidade de doses. Neste momento, a SES dispõe de estoque de vacinas para atender aos municípios que vierem a solicitar além de manter a vacinação dos demais grupos de acordo com os esquemas preconizados.

Em contato com a reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), informou que aguarda o envio de vacinas do governo para conseguir prosseguir com a vacinação e ir diminuindo a faixa etária apta a receber a quarta dose. A partir desta terça-feira poderão ser imunizados todos os profissionais de saúde a partir de 50 anos que receberam a terceira dose até 21 de fevereiro (quatro meses).  A aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 57 anos também é mantida. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895