RS atinge cobertura de 90% na vacinação contra gripe A

RS atinge cobertura de 90% na vacinação contra gripe A

Das 72 mortes contabilizadas, 72% foram de integrantes dos grupos de risco

Mauren Xavier

RS atinge cobertura de 90% na vacinação contra gripe A

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira novos números a respeito da vacinação contra a gripe A no Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário, João Gabbardo, o Estado atingiu a cobertura de 90% de imunização. Apenas o grupo de gestantes não alcançou a meta de 80%.

O secretário enfatizou que esse dado não preocupa, uma vez que há uma certa resistência entre as gestantes à vacina. Contabilizando as doses da rede pública e privada, foram aplicadas neste ano até agora 3,1 milhões de vacinas. “É uma cobertura importante, mas ainda temos muita atenção com o avanço da doença”.

Como ainda não começou o inverno, a SES reforça a necessidade de as pessoas seguirem adotando cuidados preventivos, como a higienização das mãos e evitar locais fechados e com grande aglomeração de pessoas. “O número de casos de gripe não aumenta no inverno por causa do frio, mas porque s pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar”, destacou Gabbardo.

Gabbardo informou que 2016 é pior ano em número de casos desde 2009, que houve o primeiro surto de gripe A. O Rio Grande do Sul contabiliza 72 mortes pela doença, das quais 72% eram de integrantes dos grupos de risco. “O inverno ainda não começou e já temos um volume de casos confirmados e mortes. A nossa expectativa é de que a cobertura de vacinação colabore para segurar o avanço da doença. Mesmo assim, temos o pior ano desde 2009”, afirmou 

Dengue e zika 

Conforme a SES, os números da dengue seguem sem aumento significativo. Ao todo, são 1.764 casos. O Estado tem 208 cidades infestadas pela doença. A terceira gestante com zika vírus foi confirmada hoje e é natural de Ijuí. Até o momento, o Rio Grande do Sul tem cinco casos confirmados de microcefalia em 2016. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895