Geral

RS continua sendo o Estado que menos recenseou

Censo pesquisou 72,78% dos gaúchos até a última sexta

O Rio Grande do Sul foi o Estado que menos recenseou a população até a última contagem do IBGE, divulgada nesta segunda-feira. Foram pesquisados 72,78% dos gaúchos até sexta-feira. A Paraíba foi o lugar onde os moradores mais participaram – 92,37%. No Brasil, 79% das pessoas, cerca de 151,4 milhões, já havia respondido ao questionário do Censo 2010 até o dia 24.

A coleta continua até 31 de outubro e, nos locais onde já foi encerrada, foi iniciada a etapa final de verificação dos dados. Nessa fase, o IBGE solicita o apoio dos moradores que podem ainda receber a visita dos supervisores, profissionais que vão a campo para sanar alguma dúvida que ainda permaneça.

O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

Desde 1º de agosto, cerca de 191 mil recenseadores estão fazendo a coleta de informações para este que é o 12º Censo Demográfico do Brasil e o primeiro totalmente informatizado. Até 31 de outubro, eles visitarão cerca de 58 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios brasileiros, para que o IBGE possa revelar um novo retrato do País, através de um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais.

Os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010, veja imagens abaixo), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete e pelo aparelho de coleta de dados (PDA). A identidade de todos eles pode ser conferida através de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, entre 8h e 22h, e pelo site do Censo 2010, acessível no portal do IBGE



Bookmark and Share