RS deverá registrar acúmulo de neve na madrugada desta terça

RS deverá registrar acúmulo de neve na madrugada desta terça

Precipitação congelada encanta, mas alagamentos ainda preocupam

Metsul

Gramado registra acúmulo de neve na vegetação

publicidade

A neve que chegou à Metade Norte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, deverá continuar em vários pontos na madrugada desta terça. Em alguns pontos, a precipitação congelada deverá se intensificar, inclusive com acúmulo em telhados e vegetação em pontos altos de Serra, Aparados, Planalto Médio e Alto Uruguai. Pelo menos 23 municípios registraram o fenômeno ainda na segunda-feira.

No fim da noite de segunda e início da madrugada, a nevada começou a se intensificar em Gramado e Caxias do Sul. Os flocos de neve, que inicialmente se desmanchavam ao tocar o solo, começaram a se concentrar por mais tempo em diversos pontos. A neve também poderá atingir pontos altos do Nordeste. Há possibilidade de neve granulada e chuva congelada na Grande Porto Alegre.

Muitas nuvens seguem do Centro para o Norte, Nordeste e o Leste gaúcho, onde ainda poderá chover e garoar nesta terça-feira. No Oeste e parte do Sul, o tempo abre com sol. Até o fim do dia, a maior parte do Estado terá tempo seco. Ar mais frio ingressa e será responsável por outra jornada gelada. O frio aumenta na próxima noite e a quarta amanhecerá com geada e mínimas negativas no interior.

As mínimas deverão atingir -1°C em São José dos Ausentes e ficam abaixo de 5°C em diversos pontos, incluindo a Capital. As máximas não devem passar dos 13°C, em Uruguaiana e Rio Grande. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 5°C e 10°C.

A neve encanta quem vê, mas o que preocupa no Estado são as enchentes. O rio do Sinos estava às 19h desta segunda com 7,47 metros em Campo Bom, antes mesmo de chegar a maior vazão da nascente até amanhã, o que sugere que a enchente no Vale do Sinos, Sapucaia, Esteio e Canoas terá proporções muito graves. O Caí baixa em São Sebastião do Caí, mas sobe mais e alaga até quarta-feira em Montenegro.

Nova Santa Rita terá o pior da cheia na segunda metade da semana. Outra cheia que piora e muito é a do Gravataí na cidade a qual dá nome e em Cachoeirinha nas próximas 48 horas. O Jacuí saiu do leito no Centro do Estado e pode trazer inundações em Charqueadas, Triunfo, São Jerônimo e Eldorado. O Taquari baixa no vale. Já o Guaíba não terá mais efeito de represamento de vento Sul, mas sobe pela vazão dos rios com cheias. O quadro pode ficar crítico nas ilhas.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895