RS distribui 305 mil vacinas da Pfizer aos municípios

RS distribui 305 mil vacinas da Pfizer aos municípios

Cerca de 104 mil doses serão destinadas às primeiras doses de adolescentes

Cláudio Isaías

publicidade

Os municípios do Rio Grande do Sul receberam nesta sexta-feira 305 mil doses da vacina contra a Covid-19. O lote do imunizante foi destinado à vacinação da primeira dose dos adolescentes dos 12 anos aos 17 anos e para as doses de reforço das pessoas com mais de 60 anos. As vacinas foram entregues pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). A distribuição foi pactuada entre a SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Na quarta-feira, o governo estadual já havia realizado a distribuição de outras 365 mil doses da Pfizer e da AstraZeneca. Da remessa de Pfizer, cerca de 104 mil doses serão destinadas às primeiras doses de adolescentes. Até o momento, 69% do público dos 12 aos 17 anos já recebeu a primeira dose, o que representa cerca de 595 mil jovens. Aproximadamente 283 mil ainda precisam fazer a primeira das duas doses necessárias (com intervalo de oito semanas entre elas).

O imunizante da Pfizer foi distribuído às coordenadorias regionais via terrestre. As vacinas foram entregues a partir das 10h na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. Desde cedo, a movimentação de vans de Porto Alegre, no caso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e das prefeituras do interior do Estado foi tranquila na frente da sede da Ceadi na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. Viaturas da Brigada Militar realizaram a segurança no local.

Já os servidores municipais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Porto Alegre, receberam a nova remessa da vacina da Pfizer. Os imunizantes da Pfizer para a segunda dose e para a dose de reforço totalizaram 47.094 vacinas - deste total 42.828 serão utilizada para terceira dose e o restante para segunda dose. As vacinas foram colocadas na sala de imunização da DVS na avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Os imunizantes foram retirados na sede da Ceadi, na avenida Ipiranga, e transportado de van para a sede da diretoria.

A vacinação dos jovens no Rio Grande do Sul dos 12 aos 14 anos é de 248 mil vacinados com a primeira dose (60% do total) e dos 15 aos 17 anos chega a 347 mil vacinados com primeira dose (75% do total). A outra parte do lote enviado aos municípios é destinada às doses de reforço dos idosos. Esse público deve receber a dose extra seis meses após ter feito a segunda dose ou a dose única. São 201 mil doses a atender essa demanda. Até agora, 460 mil idosos já fizeram a dose de reforço no Estado, entre os mais de dois milhões que completaram o esquema básico de duas doses ou dose única. Trabalhadores da saúde e pessoas com imunossupressão também estão recebendo neste momento essa aplicação adicional. Mais de 16 milhões de doses já foram aplicadas contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Cerca de 79% da população total do Estado já fez ao menos uma dose, enquanto 62% completou o esquema completo - duas doses ou dose única.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895