RS lidera consumo de álcool no País, aponta IBGE

RS lidera consumo de álcool no País, aponta IBGE

Estado tem índices menores de abuso da bebida na direção

Correio do Povo

RS lidera consumo de álcool no País, aponta IBGE

publicidade

A Pesquisa Nacional de Saúde para o ano de 2013, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, traz um panorama das condições e hábitos de saúde dos brasileiros. Entre os dados que se destacam para o Rio Grande do Sul está o de consumo de bebida alcoólica. O Estado lidera a proporção em todo o País, com 34,6% dos entrevistados com mais de 18 anos reconhecendo ingestão de álcool uma vez ou mais por mês.

Atrás do RS, estão Santa Catarina (30,9%) e Bahia (30,5%). A população gaúcha masculina reconheceu em proporção bem maior o consumo de bebida, com 51,6% de usuários do produto. Entre as mulheres, 19,6% admitiram a ingestão mensal. Os Estados com menor proporção de consumo de álcool foram Acre e Paraíba. Ambos tiveram admissão por 17,4% dos entrevistados.

No quesito responsabilidade, entretanto, o RS aparece bem na classificação. O consumo abusivo foi informado por 2,6% dos consultados, o menor percentual de todo o País. Neste caso, o campeão é Pernambuco, com 8,5%. Dirigir depois de beber, apesar de ainda ser hábito para 21,8% dos consultados, é um parâmetro que também coloca o RS entre os mais "responsáveis". A maior taxa de moRS lidera consumo de álcool no País, aponta IBGE Estado tem índices menores de abuso da bebida e do hábito de dirigir sob efeito dela.

A Pesquisa Nacional de Saúde para o ano de 2013, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, traz um panorama das condições e hábitos de saúde dos brasileiros. Entre os dados que se destacam para o Rio Grande do Sul, está o de consumo de bebida alcoólica. O Estado lidera a proporção em todo o País, com 34,6% dos entrevistados com mais de 18 anos reconhecendo ingestão de álcool uma vez ou mais por mês.

Atrás do Rio Grande do Sul, estão Santa Catarina (30,9%) e Bahia (30,5%). A população gaúcha masculina reconheceu em proporção bem maior o consumo de bebida, com 51,6% de usuários do produto. Entre as mulheres, 19,6% admitiram a ingestão mensal. Os Estados com menor proporção de consumo de álcool foram Acre e Paraíba. Ambos tiveram admissão por 17,4% dos entrevistados.

No quesito responsabilidade, entretanto, o RS aparece bem na classificação. O consumo abusivo foi informado por 2,6% dos consultados, o menor percentual de todo o País. Neste caso, o campeão é Pernambuco, com 8,5%. Dirigir depois de beber, apesar de ainda ser hábito para 21,8% dos consultados, é um parâmetro que também coloca o RS entre os mais "responsáveis". A maior taxa de motoristas sob efeito de álcool foi anotada no Maranhão, com 38,9%.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) visitou cerca de 80 mil domicílios em 1,6 mil municípios de todo o País, no segundo semestre de 2013.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895