RS recebe mais 140 venezuelanos nesta terça-feira

RS recebe mais 140 venezuelanos nesta terça-feira

Grupo será encaminhado para quatro cidades da Região Metropolitana

Correio do Povo

Rio Grande do Sul espera a chegada de mais 140 venezuelanos nesta terça-feira

publicidade

O Rio Grande do Sul receberá, nesta terça-feira, mais 140 refugiados vindos da Venezula. O grupo tem previsão de desembarque no Aeroporto Salgado Filho para o início da tarde e será encaminhado para quatro cidades da região Metropolitana, além de Porto Alegre.

Segundo a Prefeitura da Capital, 70 venezuelanos ficarão na cidade. Outros 40 vão para Cachoeirinha, 21 seguem para Canoas e mais nove para Esteio.

Os venezuelanos que ficarão em Porto Alegre serão acolhidos em casas da instituição filantrópica Aldeias Infantil SOS, no bairro Sarandi, na zona Norte. O abrigo faz parte de um convênio direto do Governo Federal com a instituição, com suporte financeiro do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e apoio social da Prefeitura.

“Nossa primeira medida será o cadastro nos sistemas públicos e o diagnóstico das necessidades. Faremos isto por meio da rede de assistência em conjunto com a saúde e a educação. Montamos uma comissão de recepção para o acolhimento do grupo que abandonou tudo em busca de segurança, paz e uma vida mais digna”, explicou a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo.

RS receberá mais 200 venezuelanos nesta semana

Na próxima quinta-feira, outro grupo de venezuelanos desembarca no Estado. Segundo a Prefeitura, são esperados 200 pessoas, onde 52 seguem para cidade de Chapada, Noroesto do Estado, 108 para Canoas e 40 para Cachoeirinha.

O Rio Grande do Sul já recebeu até o momento 502 refugiados da Venezuela. Canoas abriga o número maior de venezuelanos: 288. Em Esteio, o total de abrigados é de 214.

Prefeito de Cachoeirinha acompanha grupo em Roraima 

O prefeito de Cachoeirinha Miki Breier e o secretário municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação Valdir Mattos estão em Boa Vista, capital de Roraima, acompanhando o grupo, que desembarca em Porto Alegre nesta terça. Após chegarem no aeroporto, no final da tarde, será feita uma recepção e acolhida aos refugiados no abrigo em Cachoeirinha, localizado na rua Ruy Barbosa, 65. Depois, às 19h, está prevista a acolhida na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e às 20h está previsto um jantar de boas-vindas.

Sobre a chegada de outras 40 pessoas no município, Miki garantiu a boa receptividade para os refugiados. "Todos os procedimentos estão sendo adotados para que eles possam ser recebidos na nossa cidade com dignidade".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895