Geral

RS seguirá ensolarado e com manhã gelada nesta terça

Frio de 3°C em alguns pontos é raro comparado às médias históricas de novembro

O Rio Grande do Sul segue ensolarado nesta terça-feira, resultado de massa de ar seco e frio que cobre o Estado. Apesar do predomínio de sol, o frio também segue presente na maioria das regiões durante a manhã.

A circulação de umidade do sistema de alta pressão no oceano mais uma vez traz nuvens para o Leste do Estado, especialmente no Litoral Norte e pontos dos Aparados. Faz muito frio para esta época do ano, mas com o ar muito seco o aquecimento é rápido e a tarde voltará a ter marcas agradáveis. O vento sopra do quadrante Leste moderado com mais intensidade durante a tarde.

São José dos Ausentes terá um início do dia particularmente gelado, com mínima projetada de 3°C. Vacaria também sofre com frio intenso, ao redor dos 5°C e diversas outras cidades registram marcas abaixo dos 10°C. Em Porto Alegre, a variação fica entre condições amenas. A mínima deverá ser de 10°C, enquanto a máxima gira em torno de 24°C.

A mínima registrada no RS, nesta segunda, foi de 3,7ºC na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em São José dos Ausentes. Santa Catarina teve 0,7ºC em Urupema. Houve geada tanto nos Aparados da Serra como no Planalto Sul Catarinense.

Para se ter uma idéia, a marca de 5,0ºC da segunda em Bom Jesus é inferior à média climatológica (1961-1990) das mínimas no município de junho (6,8ºC), julho (6,7ºC) e agosto (7,5ºC). A temperatura ao amanhecer desta terça-feira vai estar próxima e até abaixo das mínimas médias históricas de julho em vários pontos do RS. Em Santa Catarina, podem ocorrer marcas abaixo de zero.

Até a sexta-feira, talvez mesmo até sábado, todas madrugadas podem ter geada e temperatura inferior a 5ºC em partes da Serra Gaúcha e dos Aparados, o que é bastante incomum no começo de novembro. Apesar do ar frio na madrugada, com o ar muito seco, as tardes são agradáveis. Na sexta se espera, inclusive, calor à tarde, com máximas superiores a 30°C no final de semana.

Bookmark and Share