RS suspende captação no rio Gravataí para garantir abastecimento de água

RS suspende captação no rio Gravataí para garantir abastecimento de água

Medida, por tempo indeterminado, foi motivada pela falta de chuva na região

Correio do Povo

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira

publicidade

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) suspendeu, nesta sexta-feira, por tempo indeterminado, as captações diretas de água no rio Gravataí, do município de Alvorada, na região Metropolitana de Porto Alegre, em direção à nascente até a confluência com a Sanga da Porteira, no limite entre Viamão e Glorinha. Segundo o governo estadual, o motivo é o nível de alerta do rio devido à falta de chuva. Apenas a captação para o abastecimento à população está mantida. A determinação considerou os levantamentos e informações técnicas da Sema e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Conforme orientações do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, as condições de alerta e crítica ocorrem na seguintes situações:

Estação Corsan Alvorada

Crítica: leitura abaixo de 1,30m – regime de suspensão das captações;
Alerta: leitura abaixo de 1,60m – regime intermitente de captação;

Estação Corsan Gravataí

Crítica: leitura abaixo de 0,50m – regime de suspensão das captações;
Alerta: leitura abaixo de 0,60m – regime de captação intermitente.

As captações poderão voltar à normalidade quando o rio sair do nível de alerta. As águas do rio Gravataí são usadas para abastecer partes dos municípios de Gravataí, Alvorada e Viamão. 

De acordo com o boletim da Defesa Civil desta sexta-feira, 104 municípios gaúchos decretaram situação de emergência. Desses, 13 tiveram o decreto homologado. Há, ao todo, 113 cidades afetadas pela estiagem. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895