Na Região Metropolitana, a previsão é de frio com muitas nuvens, não se descartando precipitação passageira. Faz frio em todo o Estado e a queda da temperatura deve ser mais acentuada durante a noite.
As mínimas se concentram entre 5°C e 9°C na maior parte das localidades, com extremos ao redor ou inferiores a 4°C em cidades como São José dos Ausentes, Bom Jesus e Chuí.
Com pouco sol durante a tarde, a escalada dos termômetros é restrita e as máximas não devem ir muito além dos 17°C, como no Litoral Norte. Em Porto Alegre, as marcas podem variar entre 9°C e 15°C.
Duas incursões de ar polar definem a semana no Estado. A primeira, garantida por um ciclone no Atlântico, começou a ingressar neste domingo. A segunda, mais intensa, avança na quarta e cobre o Estado quinta. A semana toda será fria, mas as madrugadas de quinta, sexta e sábado devem ser as mais geladas com geada generalizada, até em Porto Alegre e no Litoral.
A MetSul antecipa mínimas abaixo de zero em quase todos os municípios gaúchos. Nos Aparados, pode fazer entre -5ºC e -7ºC. A Região Metropolitana deve ter de 2ºC a 3ºC abaixo de zero em alguns pontos. Alguns bairros da Capital também podem registrar marcas negativas. A quinta, considerando as 24h, deverá ser o dia mais frio da semana com ar gelado até à tarde.
Simulações por computador chegam a sugerir neve no Sul quarta, e no fim do dia e começo da quinta nas áreas de Serra do Nordeste do Estado. Deve nevar na província de Buenos Aires, não se descartando precipitação congelada até na capital argentina, onde o fenômeno é raro.