RS tem menor excesso de mortalidade por Covid-19 do Brasil

RS tem menor excesso de mortalidade por Covid-19 do Brasil

Média nacional ficou em 34,5%, enquanto estado registrou 25,7%

Correio do Povo

RS tem menor excesso de mortalidade por Covid-19

publicidade

O Rio Grande do Sul é o Estado com menor número de excesso proporcional de mortes por Covid-19 no Brasil. O estudo, apresentado nesta quarta-feira, leva em conta entre março de 2020 e maio de 2022. 

O Rio Grande do Sul apresentou 25,7% mais óbitos que o esperado para o período pesquisado, ou seja, o menor índice entre os estados da federação. A média nacional ficou em 34,5%.

O estado com o maior número de escesso de mortes é o Amazonas. No local, que viveu crise da Covid-19 no auge da pandemia no Brasil, o número chegou a 60,2%. 

O cálculo do escesso de óbitos leva em consideração as diferenças populacionais de gênero e pirâmide etária em cada estado, assim como tenta suplantar o problema da subnotificação. Ele compara o total de mortes por causas naturais com o que seria esperado para determinada localidade. 

No caso brasileiro, o RS apresenta atualmente a 10ª maior taxa de mortalidade por Covid-19 entre as unidades federativas. No entanto, apresenta o menor excesso proporcional de óbitos do país considerando o acumulado de todo o período. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895