RS tem queda no número de surtos ativos de Covid-19

RS tem queda no número de surtos ativos de Covid-19

Boletim mais recente registrou surtos em investigação em 60 municípios gaúchos

Correio do Povo

Boletim mais recente registrou surtos em investigação em 60 municípios gaúchos

publicidade

O Rio Grande do Sul registrou uma leve redução no número de surtos de Covid-19 em investigação. O boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES), desta quinta-feira, aponta 141 surtos ativos – dez a menos do que na semana passada – em 60 cidades do Estado A queda nos números é identificada desde dezembro, após um repique no volume de surtos por conta da pandemia. Ao todo, são pouco mais de 73,2 mil pessoas atualmente expostas ao vírus nesses surtos.

Considerando os quase 11 meses da pandemia, foram 924 surtos registrados. Destes, 783 estão encerrados – quando não há o registro de novos casos com sintomas de síndrome gripal por 15 dias –, sendo 113 deles nos últimos 20 dias.

O maior volume de surtos ativos está em empresas que desempenham atividades industriais, comerciais, econômicas e administrativas (exceto frigoríficos e laticínios), com 54 surtos em investigação. Só nesta categoria, são quase 36 mil pessoas expostas ao vírus. A SES notificou, até o momento, três óbitos associados aos casos em investigação nestes espaços de trabalho.

Em segundo lugar estão as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com 42 surtos atribuídos ao coronavírus. Os casos estão distribuídos por 15 das 21 Regiões de Saúde Covid, conforme consta no boletim da pasta, totalizando pouco mais de 2,2 mil expostos e 40 óbitos. De acordo com os dados estaduais, quase 26 mil residentes de ILPIs já estão imunizados contra a Covid-19 no Estado. O grupo está entre o público prioritário na primeira fase de vacinação da campanha estadual, junto a profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e PCDs. Considerando toda a cobertura da primeira fase, são mais de 128,8 mil gaúchos vacinados até esta quinta-feira.

Já em frigoríficos e laticínios foram registrados 30 surtos ativos, expondo ao risco de contágio mais de 28,3 mil trabalhadores – o maior volume entre as categorias com casos em investigação. Os demais 13 surtos em investigação estão em Instituições de longa permanência que desempenham atividades ligadas à saúde humana, administração pública e defesa, como estabelecimentos prisionais, abrigos, unidades militares, centros terapêuticos, entre outros, à exceção de ILPIs. Destes, 11 dos 13 casos são em unidades prisionais. Até o momento, ocorreu um óbito direto. 

Nesta quinta-feira, o Rio Grande do Sul chegou a 10.567 mortes por Covid-19, desde o início da pandemia. O número de casos confirmados já é de 540.157, sendo que 95% destes estão recuperados. Os dados estaduais apontam que apenas 69 municípios ainda não registram mortes relacionadas ao coronavírus. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895