RS tem registro de neve mais relevante dos últimos anos

RS tem registro de neve mais relevante dos últimos anos

Cidades como Caxias registraram fenômeno por mais de 45 minutos

Correio do Povo

Primeiros flocos caíram no início da noite, mas nevada se intensificou

publicidade

O Rio Grande do Sul registra o episódio de neve mais relevante dos últimos anos na na noite desta segunda-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, diversos municípios já registraram o fenômeno no Estado, com possibilidade de precipitação em dezenas de cidades prevista para Aparados da Serra, Serra, Planalto Médio e Alto Uruguai. Em Caxias do Sul, a neve perdurou por 45 minutos de forma generalizada e perdurava às 22h em alguns pontos da cidade.

A cidade de Arvorezinha, na Serra do Botucaraí, foi a primeira a confirmar neve no fim da tarde desta segunda-feira. De acordo com as previsões, há possibilidade de precipitação congelada em outras cidades da região. As principais áreas que podem ter neve estão nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, mas não se afasta possibilidade de precipitação congelada até no Nordeste do Estado. De acordo com a Brigada Militar de Arvorezinha, vários flocos de neve caíram entre 18h30min e 19h, mas não chegou a ocorrer acúmulo. Por conta da temperatura, a neve derreteu logo que entrou em contato com o solo.

Os prognósticos para a noite desta segunda-feira e o início da terça-feira apontam tempo nublado e chuvoso, mas as condições para nevadas ocorrem em diversos pontos. Conforme a MetSul, a chance de eventos mais intensos é maior nos Aparados, como em São José dos Ausentes, mas o fenômeno já foi registrado em altitudes mais baixas, de 400 a 500 metros na Serra. A neve foi relatada primeiro no bairro Ana Rech em Caxias e também na Vila Maggi em Canela, assim como em Farroupilha, Flores da Cunha e São Francisco de Paula, Ipê, Fontoura Xavier, Lagoa Vermelha, Ibirubá, Nova Pádua, Bom Jesus, Itapuca, Vacaria, São Marcos, Paraí, Antônio Prado e Gramado, conforme a MetSul.

Dados do começo desta noite sugerem até mesmo a possibilidade de neve com acumulação no Nordeste gaúcho. Inclusive em áreas próximas do nível do mar, como a Grande Porto Alegre não se afasta chuva congelada ou neve granular, pois a massa de ar frio é muito potente.

Em Ibiraiaras, na Serra, a neve começou às 20h30min. Uma hora depois flocos continuavam a cair. Há 15 anos a população da cidade, distante 260 quilômetros de Porto Alegre, não assistia ao fenômeno, conforme o presidente da Câmara de Vereadores local, Jacinto Benedetti. “Não tem muita gente na rua nessa noite, o frio é muito intenso, mas a neve alegra quem a vê”, comentou.

Moradores de Caxias foram às ruas registrar o fenômeno e curtir a neve. Foto: Luiz Erbes/Folha de Caxias

Assista ao vídeo de neve em Caxias do Sul:




Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895