RS terá frio intenso com marcas negativas nesta quarta-feira

RS terá frio intenso com marcas negativas nesta quarta-feira

Maior parte das regiões deverá ter formação de geada no começo do dia

Metsul

Haverá formação de geada na maioria das regiões gaúchas no começo do dia

publicidade

A queda das temperaturas segue de forma acentuada nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. Ar polar que chegou ao Estado deve provocar as menores mínimas do ano, até aqui, com marcas negativas durante a madrugada. O sol predomina, mas poderá ocorrer nevoeiro bastante localizado no começo do dia. São José dos Ausentes já registrava -0,2°C no fim da noite desta terça-feira.

As marcas nos termômetros ficarão bastante abaixo da média de maio e são esperadas mínimas negativas em vales e baixadas da Metade Norte. Haverá formação de geada na maioria das regiões gaúchas no começo do dia. Com o sol e o ar seco, a quarta-feira vai ter uma grande amplitude térmica com rápido aquecimento de manhã, proporcionando à tarde máximas até 20ºC mais altas que as mínimas.

Conforme as projeções, as mínimas devem atingir -4°C em São José dos Ausentes e -2°C em Vacaria. Santa Rosa irá do extremo frio, a -2°C pela manhã, até máximas de 22°C por conta da amplitude térmica. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 5°C e 22°C.

A passagem de uma frente fria pela costa com a presença de um cavado (área de menor pressão atmosférica) favoreceu a ocorrência de granizo em Porto Alegre e outras 50 cidades da Metade Leste do Estado, nesta terça. O gelo chegou a acumular de forma considerável em alguns pontos. A MetSul já tinha antecipado a possibilidade de cair granizo no Leste gaúcho, mas as ocorrências foram mais amplas que o esperado.

Em Santa Catarina também caiu granizo, mas o destaque foi a precipitação de graupel, uma forma granular de neve, em São Joaquim. Houve relatos de flocos em localidade a 1,5 mil metros de altitude.

A parte mais intensa da massa de ar frio que chegou ao Estado já começa a se afastar do Rio Grande do Sul nesta quarta da tarde para a noite, permitindo marcas agradáveis. As madrugadas de quinta e sexta, contudo, devem ter ainda temperaturas bastantes baixas, inclusive negativas em alguns pontos, por conta do ar seco que favorecerá forte resfriamento em baixadas da Metade Norte.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895