O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. A massa de ar quente, que foi responsável por máximas acima de 40ºC no Centro da Argentina, será reforçada no Estado e o dia será de muito calor.
Com o aumento dos níveis de umidade na atmosfera e a intensificação do calor, nuvens se formam e trazem pancadas isoladas de chuva para a maioria das regiões da tarde para a noite. Algumas nuvens deverão ser mais carregadas com risco de pancadas fortes e mesmo temporais. Em Porto Alegre, o dia tem sol e intenso calor, mas não se pode afastar chuva de verão.
As mínimas rondam os 16°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem se aproximar dos 40°C em alguns pontos. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 37°C. No Litoral Norte, as marcas ficam entre 22°C e 29°C.
O Rio Grande do Sul irá ter longa sequência de dias com registro de pancadas de chuva. Nesta segunda-feira, quase todos os municípios tiveram dia ensolarado, mas algumas cidades da Metade Norte registraram pancadas isoladas de tarde. Santa Rosa teve 45 mm em duas horas.
Este cenário se repete com as pancadas atingindo número maior de localidades, agora do Sul ao Norte gaúcho. E a situação continua até domingo, assim como na próxima semana. Em regra, o sol aparece e esquenta, e da tarde para a noite formam-se nuvens carregadas que provocam chuva localizada e temporais isolados, em alguns pontos com chance de granizo.
RS terá predomínio de sol e forte calor nesta terça-feira
Umidade no ar gera formação de nuvens e pancadas de chuva em muitos pontos