Deverá fazer muito frio ao amanhecer em baixadas da Serra. No domingo, o sol chega a aparecer com nuvens em vários pontos, mas a nebulosidade aumenta e parte do RS deve ter chuva.
A mínima chega a 1°C em Santana do Livramento e diversas cidades têm marcas abaixo dos 6°C, como Bagé (4°) e São José dos Ausentes (5°C). A amplitude térmica é considerável, com máximas agradáveis à tarde, chegando a 24°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 6°C e 20°C.
O frio, portanto, deverá ser parecido com o registrado na madrugada desta sexta-feira. No domingo, contudo, a nebulosidade garante mínimas mais amenas e próximas dos dois dígitos. A instabilidade ainda se refletirá no Estado na segunda-feira, com as aberturas de sol se revezando ao longo da semana.
Enchente na Europa
A enchente que castiga a Europa Central atinge proporções históricas. As águas cobrem áreas de Alemanha, Hungria, Áustria, Suíça, República Tcheca e Eslováquia. O Rio Danúbio alcançou seu maior nível desde 1501 em Passau, na Alemanha. A enchente de agora é considerada pior que a de 2002 em muitos locais.
De acordo com a MetSul, centro de baixa pressão persistente provocou chuva extrema ao longo e ao Norte dos Alpes, com enorme acumulação de neve nos picos, com fluxo acentuado de ar úmido vindo do Mediterrâneo. Várias cidades tiveram precipitação em volumes equivalentes a meses em um a dois dias com taxas de recorrência histórica de 30 a 100 anos. A região afetada já estava com o solo saturado por excesso de água. A Áustria tem a sétima primavera mais chuvosa em 150 anos de dados.