Ruas do Centro Histórico de Porto Alegre passarão por revitalização

Ruas do Centro Histórico de Porto Alegre passarão por revitalização

Obra inclui a troca do mobiliário e nova iluminação na Andradas e Uruguai

Cláudio Isaías

Obra inclui a troca do mobiliário e nova iluminação

publicidade

Duas tradicionais ruas do Centro de Porto Alegre, a dos Andradas e a Uruguai, serão revitalizadas pela prefeitura de Porto Alegre ao longo deste ano. O secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, informou que a licitação para as duas obras deverão ser lançadas no primeiro semestre de 2015. Segundo Zacher, serão desenvolvidos projetos relacionados a compatibilização entre o tráfego de veículos e a circulação de pedestres, assim como a necessidade de mobiliário urbano para a região.

Conforme Zacher, o projeto para a rua dos Andradas será o primeiro a ser executado e no momento passa por adequações técnicas. A maior mudança poderá ser visualizada no calçadão, entre as ruas General Câmara e a Marechal Floriano Peixoto, onde está prevista a troca de 305 metros do pavimento por blocos de concreto, a abertura de valas para a implantação de redes de esgoto e luz, serviços de readequação dos passeios, além da instalação de bancos para maior conforto da população.

“Na rua da Praia haverá a troca do mobiliário (bancos e lixeiras), e colocada uma nova iluminação”, assim como a rua Uruguai, destacou. Zacher informou ainda que a prefeitura já realiza obras na área central, na Praça XV com a rua José Montaury. No local, está sendo trocado o passeio público e será colocada uma nova iluminação e um novo mobiliário.

Segundo Zacher, a ideia com as obras de revitalização é tornar o Centro da Capital um polo de atração turística, cultural e comercial. “Queremos deixar a área central confortável, segura e acessível, tanto para veículos quanto para os pedestres”, acrescentou. O investimento total para as obras de revitalização é de R$ 10 milhões. A remodelação da Andradas e da Uruguai integra o Projeto Pró-Orla (Programa de Desenvolvimento da Orla e do Centro Histórico de Porto Alegre) financiada pelo Corporação Andina de Fomento (CAF). Após a licitação dos projetos, o prazo para o começo das obras é de 12 meses.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895