Sábado foi dia de doar alimentos na Capital

Sábado foi dia de doar alimentos na Capital

Entidades carentes do Estado vão receber as doações

Marcos Koboldt / Correio do Povo

Sábado foi dia de doar alimentos na Capital

publicidade

Todo primeiro sábado do mês, a Rede Banco de Alimentos promove o “Sábado Solidário” para arrecadação de alimentos destinados às entidades carentes do Estado. Hoje a ação ocorreu nos supermercados da Rede Walmart em Porto Alegre.

O voluntário José Luiz Breier, que participa há quatro anos da campanha, comemorou o engajamento da comunidade. “A cada ano observo que as pessoas têm vontade de ajudar, perguntam o que às entidades mais precisam”, disse ele. Participando da campanha em um supermercado do bairro Bela Vista, Breier surpreendeu-se com a aceitação dos clientes. “Antes de entrarem para fazer suas compras, muitos nos pararam e perguntaram o que foi menos doado e depois trouxeram justamente aquilo que apontamos”, elogiou o voluntário.

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, foi criada em 2007. Atualmente, a rede possui 14 bancos de alimentos associados no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro, que juntos beneficiam 803 instituições, doando 383 mil quilos de alimentos por mês.

O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul foi o primeiro Bancocriado no Brasil no ano de 2000, pelo conselho de Cidadania da FIERGS e mais onze entidades parceiras e, desde então, já arrecadou e distribuiu mais de 12 milhões de quilos de alimentos. Somente em Porto Alegre, são assistidas 331 instituições de comunidades carentes, equivalente a 21 mil famílias, que recebem 200 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis todos os meses.

Quem não doou nos supermercados pode fazê-lo pela internet através do site www.bancodealimentos.org.br. Criado há dois anos pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre, o Clique Alimentos, já recebeu doações de internautas de 116 países de mais de 2 mil cidades que já participaram da campanha clicando e doando alimentos. Até sábado mais de 1,6 milhão de quilos de alimentos foram doados através do site. Na ferramenta, a pessoa realiza a doação e quem paga é a empresa patrocinadora que é escolhida pelo internauta.

O banco desenvolve projetos de combate ao desperdício de alimentos. Em parceria a com o Walmart em todo o Estado, realiza o recolhimento, higienização e distribuição de frutas e hortaliças descartadas das gôndolas dos supermercados, mas em perfeitas condições de consumo humano. Somente com esse programa foram arrecadados e distribuídos 840 toneladas de hortifrutigranjeiros no último exercício.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895