Ao lado da mãe, Nazira da Silva, que está prestes a completar 89 anos, ela comentou que antecipar as homenagens é uma maneira de fugir um pouco da agitação no dia de Finados. “Assim podemos vir com um pouco mais de calma”, enfatizou.
Para Nazira, que perdeu o marido há quase cinco anos, a partida é um momento de grande tristeza, mas que deve ser convivida. “No início parece que não é possível resistir. Sempre fará falta, mas é bom lembrar das coisas boas, das boas recordações”, afirmou.
Como o hábito de antecipar as homenagens tem crescido, a quantidade de visitantes deve ser um pouco menor no feriado, perto do que já foi registrado em outros anos. A opção pelas cremações, ao invés dos enterros, também tem provocado mudanças na circulação dos cemitérios. Mesmo assim, apenas no cemitério da Santa Casa são estimadas a presença de 10 mil pessoas, que deverão também acompanhar a missa campal, prevista para as 10h. A movimentação deverá ser intensa em toda a região chamada de Complexo de Cemitérios, localizado na avenida Oscar Pereira, assim como na Lomba do Pinheiro, com o Jardim da Paz.
Por sinal, aqueles que pretendem visitar os Cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José e João XXIII, neste sábado devem ficar atentos às mudanças no trânsito. Entre às 7h e às 20h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mudará o sentido de algumas vias para facilitar o acesso e saída dos visitantes. Entre as mudanças, a avenida Oscar Pereira ficará com sentido único no trecho entre as ruas Florianópolis e Guilherme Schell. A rua Plácido de Castro terá sentido único entre a Guilherme Schell e a Oscar Pereira. Já as linhas de ônibus da Capital operaram com tabela horária reduzida de feriado, sendo que duas linhas de ônibus especiais estarão funcionando. A “297 – Cemitério/Especial”, saindo da avenida Borges de Medeiros em direção à região dos cemitérios; e a “398.9 – Jardim da Paz/ Finados”, do terminal Salgado Filho até o Jardim da Paz, na Lomba.