São José do Norte entra em situação de emergência

São José do Norte entra em situação de emergência

Prejuízo à safra de cebola e isolamento de comunidades na zona rural prejudicam município da Metade Sul

Rádio Guaíba

publicidade

O prefeito de São José do Norte, Jorge Madruga, assinou nesta quarta-feira, decreto de situação emergência no município da Metade Sul, em função das chuvas que atingem a cultura da cebola. O acesso à zona rural, pelas estradas vicinais, segue prejudicado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento (SMCP), as tempestades do início da semana afetaram cerca de sete mil pessoas, sobretudo em comunidades do interior. As regiões mais prejudicadas foram o Beco da Serraria e uma área próxima ao CTG Barreira do Norte. Moradores das localidades de São Caetano, Retovado, Oriente, Saraiva, Barranco, Estreito, Passinho, Capivaras, Várzea, Ponta do Mato, Gravatá, Divisa, Capão do Meio, Turpim, Contrato e Bujuru também tiveram prejuízo.

A principal preocupação do prefeito é com “a situação de isolamento que se configurou pelo difícil acesso às localidades”. Áreas distantes das margens da BR 101 ficaram alagadas, o que dificulta a rotina dos moradores. A degradação de estradas e pontes piora a situação. Já a Emater confirmou a segunda frustração consecutiva da safra de cebola no município.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895