São José dos Ausentes declara luto oficial de três dias por morte de gaúcho na Ucrânia

São José dos Ausentes declara luto oficial de três dias por morte de gaúcho na Ucrânia

Douglas Búrigo faleceu em combate na região de Kharkiv no sábado

Giullia Piaia

Búrigo era natural de São José dos Ausentes

publicidade

Após o anúncio da morte de Douglas Búrigo, gaúcho que, de acordo com a família, teria falecido em combate contra a Rússia na Ucrânia, o município de São José dos Ausentes, onde Búrigo vivia, decretou, nesta segunda-feira, luto oficial de três dias.

Em uma rede social, junto ao decreto, a prefeitura deixou seus pêsames à família: “Nossos sentimentos aos familiares e amigos do Douglas. Que Deus possa confortar vossos corações”.

Ana Abraão, gestora ambiental e amiga da família, ficou sabendo do falecimento pelas redes sociais. O tamanho pequeno do município fez com que o impacto da perda fosse sentido por muitas pessoas. “A cidade está em choque”, disse, em entrevista à Record TV RS.

Segundo Ana, a vontade que Douglas sentia de ajudar o próximo era mais forte do que os apelos da família para que não fosse à guerra. “Antes de ir pra lá, sempre lutou pelo bem-estar de quem convivia com ele. Ele foi para lá pelo voluntariado por um mundo de paz”, afirma. À irmã, Denise dos Reis, foi exatamente o que Búrigo disse: que queria ser útil na guerra. “Ele queria ir ajudar as pessoas lá”, conta.

Para a família, a ida do gaúcho à Ucrânia foi uma surpresa. “Para nós foi tipo de um dia pro outro que ele começou falar em ir. De repente ele já pensava, mas, pelo menos, com a família não comentava”, explica Denise. “Ele sempre foi muito festeiro, com bastante amigos. Durante a semana, ele trabalhava na borracharia e na loja de pneus, nos finais de semana ele ia geralmente para rodeios por aqui na região. Ele sempre foi muito prestativo e ajudava mas os amigos”, recorda.

A mãe, Cleuza Búrigo, se manifestou em uma rede social, onde escreveu: “Estamos todos arrasados com a noticia da tua partida. E a dor aumenta mais pois não haverá nem uma última despedida. Eu te amo meu filho. Nós te amamos”.

Búrigo chegou a Ucrânia em 22 de maio e é o segundo gaúcho a falecer na guerra da Ucrânia. O primeiro foi André Hack Bahi, de Porto Alegre, há cerca de um mês. 

Douglas Búrigo serviu ao Exército Brasileiro nos anos 2000, e teria sido vítima de um bombardeio na região de Kharkiv, enquanto estava no front de batalha, no sábado. Junto ao gaúcho, faleceu a brasileira Thalita do Valle, que também atuava como voluntária no combate. O Ministério das Relações Exteriores ainda não se manifestou sobre o caso, portanto, não há informações sobre o translado do corpo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895