person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

São Leopoldo: hospital afasta servidores após caso de meningite com morte

Uma menina de dois anos morreu em atendimento na unidade hospitalar de São Leopoldo

Município registrou duas mortes em decorrência da doença em menos de um mês | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

A direção do Hospital Centenário, de São Leopoldo, no Vale do Sinos, afastou os servidores envolvidos no atendimento de uma menina de 2 anos que morreu na instituição, vítima de meningite B. A criança deu entrada na madrugada de 12 de março e morreu na manhã do mesmo dia.

Três profissionais que faziam plantão na emergência pediátrica do Centenário ficarão afastados das atividades até a conclusão de um processo administrativo disciplinar. Uma médica pediatra, um enfermeiro e uma técnica de enfermagem foram suspensos após uma sindicância ter sido concluída.

O município registrou duas mortes em decorrência da doença em menos de um mês. Além da menina, uma adolescente de 14 anos veio a óbito em São Leopoldo. Três casos suspeitos da doença foram descartados nesse período.

No Rio Grande do Sul, a meningite bacteriana é uma doença considerada endêmica, cuja bactéria circula e é monitorada pela Vigilância em Saúde. Ao longo de 2018, foram 82 casos, com 11 óbitos entre eles. Em 2019, até o momento, foram oito casos, incluídos nesses os dois óbitos de São Leopoldo.

Samantha Klein / Rádio Guaíba