Estado garante abastecimento de vacinas para São Leopoldo

Estado garante abastecimento de vacinas para São Leopoldo

A imunização é prevista para crianças menores de 1 ano e para adolescentes entre 11 e 14 anos

Correio do Povo

O encontro aconteceu nesta quarta-feira

publicidade

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforçou ontem, em reunião com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que o Estado garantirá o abastecimento da vacina meningocócica para o município. A imunização é prevista para crianças menores de 1 ano e para adolescentes entre 11 e 14 anos. De acordo com o governo estaudal, na quinta-feira, o município buscou reforço de 400 doses da vacina, além das outras 900 que já haviam sido encaminhadas na segunda-feira. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde avaliará a necessidade de ampliação no número de pessoas que receberão o tratamento preventivo com antibiótico, ação já feita com familiares e colegas de escola da jovem que morreu nesta semana com meningite tipo C.

O mesmo protocolo já havia sido feito em março, quando ocorreu a primeira morte pela doença na cidade. Uma criança de 2 anos teve resultado positivo para o tipo B da doença meningocócica. Os dois casos ocorridos em São Leopoldo são de tipos diferentes, o que não configura surto, inclusive pelo período superior a 20 dias entre um e outro. Os casos de meningite bacteriana no Estado têm monitoramento contante da Vigilância em Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde fará uma avaliação da caderneta de vacinação dos estudantes da mesma escola, buscando identificar se há outros jovens entre 11 e 14 anos que não tenham tomado a vacina meningocócica C. Para essa faixa etária, essa é uma dose disponível desde 2017. Para as crianças menores de 1 ano, consta no calendário básico desde 2010. 

Unidades para vacinação:
Cohab Duque
Cohab Feitoria
Imigrante Feitoria
São Cristóvão
Santo André
Rio Branco
Materno Infantil
Padre Orestes
Vila Brás
Rio dos Sinos
Santos Dumont
Scharlau
Campestre
Campina
Vicentina
Parque Mauá
Paim
Pinheiro
Trensurb
As unidades atendem das 8h30min às 11h30min e, à tarde, das 13h30min às 16h30min


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895