São Lucas recebe inscrições de voluntários com mais de 60 anos para testes da vacina em Porto Alegre

São Lucas recebe inscrições de voluntários com mais de 60 anos para testes da vacina em Porto Alegre

Profissionais de outras instituições de Saúde da Capital também podem participar do estudo

Cláudio Isaías

publicidade

O Hospital São Lucas da Pucrs está recebendo inscrições de profissionais da saúde com 60 anos ou mais para participarem dos testes do estudo da vacina contra a Covid-19. A imunização é feita pelo hospital em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac. O chefe do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da Pucrs, Fabiano Ramos, disse que as inscrições estão abertas para os profissionais de outras instituições de saúde de Porto Alegre.

Ramos informou ainda que 1.307 pessoas com idade entre 18 e 59 anos foram imunizadas ou receberam o placebo e que os estudos já foram finalizados no começo do mês de dezembro "Faremos agora o acompanhamento dos voluntários por pelo menos um ano", ressaltou o infectologista. O estudo da vacina contra o coronavírus, realizado pelo Hospital São Lucas da Pucrs, pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac começou em agosto. Os interessados em participar da pesquisa deverão preencher formulário que está disponível no site do hospital ou realizar agendamento pelo telefone (51) 99929-8871 (WhatsApp).

Os primeiros voluntários foram imunizados no dia 8 de agosto e retornaram para a segunda dose da vacina da Covid-19 após duas semanas do recebimento da dose inicial da vacina da farmacêutica Sinovac. Eles passaram ser acompanhados pela equipe da pesquisa por meio do diário do paciente. No começo de agosto, o médico Luciano Marini foi o primeiro a ser imunizado. No dia 24 de agosto, o profissional que atua como médico intensivista na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do São Lucas, foi recebido pela equipe responsável pelo estudo para retomar parte do processo iniciado no dia 8 de agosto.

Além de realizar novamente algumas coletas, como o teste rápido da Covid-19 e swab nasal, nesta etapa ele recebeu um segundo diário para a marcação dos registros. O Hospital São Lucas é um dos 12 Centros de Estudos do Brasil, sendo o único do Rio Grande do Sul, que aplicou a vacina e documentou os resultados junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. Das nove mil pessoas que participaram da testagem no Brasil -  metade recebeu a vacina e a outra metade placebo.

O estudo clínico da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com farmacêutica Sinovac foram finalizados e a previsão é de que, até janeiro de 2021, 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil. Os resultados serão enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que analise o relatório para verificação da vacina. Os testes no Brasil foram coordenados desde julho pelo Instituto Butantan em 16 centros de pesquisa científica espalhados em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 13 mil voluntários envolvidos. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895