Salões de beleza, barbearias e academias voltam a funcionar em Porto Alegre

Salões de beleza, barbearias e academias voltam a funcionar em Porto Alegre

Regramento tem validade até o próximo domingo

Cláudio Isaías

publicidade

Após quase dois meses fechados, os salões de beleza, barbearias e academias voltaram a funcionar e atender os clientes em Porto Alegre. A retomada dos serviços foi possível em função da publicação do decreto da prefeitura que liberou atividades econômicas com restrições semelhantes às definidas pelo Estado. O regramento tem validade até o próximo domingo, dia 16 de agosto.

No Centro Histórico, o dia foi de agendar e receber clientes nos salões de beleza e nas barbearias. No salão Fígaro na rua General Câmara, que existe há mais de 70 anos, o barbeiro Dionei Luis Fontoura informou que o movimento por conta da pandemia da Covid-19 caiu mais de 90%. Na manhã de terça-feira, os seis profissionais que atuam no estabelecimento tinham atendido dois clientes. "Tem muita que soube da abertura da barbearia e já tratou de agendar um horário", ressaltou. No salão Corte Bem Cabeleireiros, na rua Riachuelo, o proprietário Rafael Moraes estava contente com o retorno das atividades. "Tivemos uma queda de 80% no movimento de clientes desde o começo da Covid-19. Agora, é correr atrás ", destacou.

Com a reabertura do salão, Rafael Moraes ressaltou que recomeçaram os agendamentos com diversos clientes já marcando horário. Tanto na barbearia quanto no salão de beleza, clientes e funcionários utilizavam máscara. Os salões de beleza e as barbearias podem funcionar desde que com equipes reduzidas, restrição ao número de clientes simultâneos, distanciamento mínimo de quatro metros entre os clientes e lotação de recepções ou nas salas de espera até 25% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio.

Nas academias, a terça-feira foi de preparação dos funcionários para a reabertura nesta quarta-feira. Mesmo como decreto municipal, alguns estabelecimentos preferiram se dividir entre aulas presenciais e online. Na rua dos Andradas, uma academia decidiu permanecer fechada porque os atendimentos dos alunos estão sendo realizados de forma online. A prefeitura permitiu o funcionamento de segunda a sexta-feira, inclusive em clubes sociais, shoppings e centros comerciais. O atendimento dos alunos será de forma individual, sempre limitada a um aluno a cada 16 metros quadrados, podendo ser acompanhado por um profissional. Em condomínios, vale a regra do uso individualizado ou por coabitantes da mesma residência. As academias foram proibidas de atender o público no dia 7 de julho.

O secretário Extraordinário de Combate ao Coronavírus, Bruno Miragem, disse que após a flexibilização das atividades econômicas em Porto Alegre, a prefeitura busca junto a setores do comércio e ao governo do Estado a construção de um modelo de reabertura ideal. “O nosso desejo em Porto Alegre é um modelo que atenda as peculiaridades da cidade",explicou.  Segundo Miragem, no entendimento da prefeitura, quanto maior for tempo de funcionamento das atividades, menor será o risco de aglomeração e de as pessoas interagirem entre si. “Em relação ao comércio, o modelo ideal era de abertura em todos os dias da semana, excluindo sábado e domingo. Esta iniciativa, porém, foi combatida judicialmente sob o argumento de que iria contra o modelo estadual" ressaltou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895