Um estande da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça foi instalado no Aeroporto Salgado Filho nesta quinta-feira. O objetivo é orientar a população sobre como prevenir e combater a formação de cartéis.
A ação dura até amanhã e acontece também nos aeroportos de São Paulo (Congonhas), Campinas, Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte, Brasília, Recife e Manaus.
A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Combate aos Cartéis, instituído por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado.
Estão sendo distribuídas aos viajantes cartilhas produzidas pelo Ministério da Justiça e revistas em quadrinhos da Turma da Mônica sobre os perigos da formação de cartéis.
Assinada pelo cartunista Maurício de Souza, a revistinha "O cartel da limonada" atinge, pela primeira vez, as crianças na divulgação do conceito de ética nos negócios.
O objetivo do governo federal é conscientizar a população sobre os prejuízos causados ao consumidor por esta prática anticompetitiva: aumento do preço final dos produtos, falta de inovação – já que não há concorrência - e de compromisso com a qualidade do que é vendido.
A intenção é também estimular a denúncia, que podem ser feitas por meio do site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br).
Salgado Filho ganha estande com informações sobre prevenção de cartéis
Ação também ocorre nos aeroportos de outros estados brasileiros