Santa Casa celebra 15 anos de uma cirurgia histórica na Capital

Santa Casa celebra 15 anos de uma cirurgia histórica na Capital

Transplante intervivos de pulmão realizado no hospital foi o primeiro fora dos EUA

Correio do Povo

publicidade

Por Marco Aurélio Ruas

Considerado um marco histórico da Medicina nacional, os 15 anos do primeiro transplante intervivos de pulmão realizado no mundo, fora dos Estados Unidos, realizado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi celebrado nesta sexta-feira. A cerimônia contou com a participação do transplantado, Henrique Busnardo, e dos pais - que doaram parte dos pulmões -, Márcia e Amadeo Busnardo, além do médico José Camargo, que realizou a cirurgia.

Segundo Camargo, o transplante realizado na época abriu caminho para que outras crianças, que também tinham fibrose cística, pudessem ter uma chance de sobreviver. “O transplante era a única alternativa no caso, e graças ao sucesso que tivemos, a Santa Casa se tornou líder continental em transplantes de pulmões”, destacou.

Porém, de acordo com o médico, os transplantes realizados no Estado passam por um momento crítico. “Estávamos em uma fase eufórica, ocupando a liderança nacional de transplantes nos 20 anos. Agora, ocupamos apenas a 8ª posição no país”, revelou. Segundo Camargo, o Estado passa por uma escassez de doares. “Temos entre 12 e 15 doares a cada um milhão de habitantes”, ressaltou.

Na cerimônia, realizada no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, Henrique, hoje com 27 anos e formado em Direito, agradeceu o atendimento prestado na época por toda a equipe médica e de apoio do hospital. “É um sentimento de gratidão, de uma cidade que nos acolheu em momentos de dificuldades e alegria”, afirmou.

O pai do transplantado, Amadeo Busnardo, salientou a importância da divulgação do sucesso da cirurgia. “Para algumas pessoas que tomaram conhecimento do caso e estavam em uma situação parecida, foi uma inspiração para seguirem brigando”, ressaltou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895