Santa Casa de Porto Alegre suspende transplantes por duas semanas

Santa Casa de Porto Alegre suspende transplantes por duas semanas

Restrição ocorre em razão da alta demanda no atendimento a pacientes com Covid-19. No período, apenas procedimentos urgentes serão realizados

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

UTI neonatal da Santa Casa foi reaberta nesta quarta

publicidade

Em função do aumento de pacientes com a Covid-19, a Santa Casa de Porto Alegre suspendeu, por duas semanas, a realização de transplantes. A restrição temporária já entrou em vigor. Apenas transplantes de urgência serão realizados pela equipe médica da casa de saúde nesse período.

Conforme o diretor médico da Santa Casa, Antonio Kalil, o maior impacto deve ser sentido em transplantes eletivos de rins, medula óssea a córneas, realizados após agendamento prévio. Em média de cinco a seis transplantes renais deixarão de ser realizados semanalmente na Santa Casa. “Nós podemos realizar estes transplantes em um momento ideal, é possível se aguardar. Essas são as necessidades que a gente observa neste momento”, ressalta Kalil.

Em 2020, 142 procedimentos de rins foram realizados contra 125 no mesmo período do ano passado. Com relação às internações em UTI, Antonio Kalil explica que mais de 90% dos pacientes transplantados dependem de cuidados intensivos após o procedimento.

Covid-19

O diretor médico da Santa Casa também advertiu que devido à propagação do coronavírus na capital, a tarde desta sexta tinha 46 leitos de UTI ocupados dentre os 48 destinados para Covid. Até o fim da próxima semana, outros 40 leitos devem ser abertos no hospital, ampliando a capacidade de internações para 88.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895