Santa Maria monitora paciente com suspeita de coronavírus
capa

Santa Maria monitora paciente com suspeita de coronavírus

Homem, de 28 anos, esteve recentemente na Itália

Por
Renato Oliveira

publicidade

Um homem, de 28 anos, está em observação no Hospital Geral do Exército de Santa Maria, com quadro suspeito de coronavírus. A equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve na cidade, nesta quarta-feira, após a notificação do município. O paciente, morador de Santa Maria, tem histórico recente de viagem à Itália. Atualmente, este é o único caso suspeito da doença no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Secretaria, o material coletado do paciente foi entregue à Vigilância em Saúde local e será enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Porto Alegre. A previsão é que o resultado seja divulgado em até quatro dias. Todas as pessoas – que não são residentes de Santa Maria – que tiveram contato com o homem serão monitoradas pela Vigilância em Saúde da cidade.

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que as medidas preventivas para a população da cidade são as mesmas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Plano de Contingência e Ação Estadual do RS.

Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, mais cedo, o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. O paciente de 61 anos esteve recentemente na região de Lombardia, no Norte da Itália. Ele está em isolamento domiciliar em São Paulo até que cessem os sintomas da doença. 

O boletim epidemiológico divulgado pela pasta também aponta a existência de 20 casos suspeitos em investigação no país. O balanço não engloba o caso suspeito de Santa Maria, pois foi registrado após a divulgação da lista. Os casos suspeitos estão em São Paulo (11), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Espírito Santo (1).

No mundo, os dados apontam para 80.239 casos confirmados e 2.700 mortes, ou seja, um índice de letalidade de 3,4%. Fora da China, o porcentual é de 1,4%.