Sapucaia do Sul inaugura UPA 24 horas nesta quinta

Sapucaia do Sul inaugura UPA 24 horas nesta quinta

Unidade comportará 12 leitos e capacidade para realizar 300 atendimentos por dia

Fernanda Bassôa

Sapucaia inaugura UPA nesta quinta-feira

publicidade

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Sapucaia do Sul estão concluídas e a nova casa de saúde – especializada no atendimento de urgência e emergência – será entregue à comunidade nesta quinta-feira, às 15h.  Erguido entre a RS 118 e a Rua Ursa Maior, no bairro Nova Sapucaia, o prédio que inicialmente comportará 12 leitos tem capacidade para realizar 300 atendimentos por dia.

O prefeito Vilmar Ballim considera o fato uma conquista extraordinária dos usuários do sistema público de saúde. “A gente fica feliz de participar da entrega de mais um equipamento que vai ampliar e qualificar ainda mais os atendimentos de saúde. Nossa expectativa é que na sexta-feira, já se iniciem os atendimentos.”

Até, de fato, se efetivar o credenciamento junto ao governo gederal para que haja o repasse de recursos pelo Ministério da Saúde, Ballim garante que não vai medir esforços para oferecer um serviço de qualidade, com a manutenção dos atendimentos à altura do investimento feito até aqui.

“A UPA vai cumprir um papel muito importante na região. O hospital Getúlio Vargas tem registrado aumento na procura por atendimento em função da crise dos municípios vizinhos e do desemprego, que se reflete na perda dos benefícios do plano de saúde e, consequentemente, houve uma migração significativa para o SUS.”

De acordo com o prefeito, o custo mensal para o funcionamento da UPA será de aproximadamente R$ 1 milhão. Para isso, o município busca a garantia de repasses dos governos federal e estadual. Orçadas em R$ 3,7 milhões, as obras iniciaram ainda em 2014, e receberam recursos municipais e federais.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895