Secretário da Saúde garante reabertura do Hospital Independência ainda neste semestre

Secretário da Saúde garante reabertura do Hospital Independência ainda neste semestre

Executivo abrirá um processo de licitação após transferência de prédio da União para a prefeitura

Marjulie Martini / Rádio Guaíba

publicidade

O secretário adjunto da Saúde em Porto Alegre, Marcelo Bózio, garantiu que o Hospital Independência – que era da Ulbra e hoje pertence à União – voltará a funcionar em sua totalidade antes do final deste semestre. A pasta espera para as próximas semanas a transferência do prédio da União para a prefeitura da Capital. Depois disso, o Executivo abrirá um processo de licitação.

Irão concorrer instituições públicas ou privadas para a gestão em conjunto com o município, mas com funcionários próprios, que não serão vinculados à saúde municipal. Bózio ressaltou que, mesmo com os trâmites, o prazo de seis meses está mantido: “Vamos trabalhar intensamente para isso. Vamos renovar a parceria com União e governo do Estado”.

Entretanto, a principal esperança para resolver os problemas nas emergências do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital vem de Canoas. O funcionamento do Hospital Universitário da Ulbra deve reduzir a procura pelas emergências de Porto Alegre em 40%. A instituição terá 480 leitos do SUS, onde antes havia 120. O déficit é de mil vagas na Capital.

Nesta terça-feira, o Hospital de Clínicas tem 117 pacientes aguardando atendimento onde há apenas 49 vagas. No Hospital Conceição, há 146 pessoas esperando atendimento e apenas 50 leitos estão disponíveis. Mais de 40% dos atendimentos em Porto Alegre são de pessoas que vêm do interior do Estado. A maioria não precisaria estar em emergências, mas na rede básica. Isso deve ser resolvido, em parte, pela construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em Porto Alegre, os três locais serão definidos em uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde nesta tarde.
 
Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895