Secretário de Saúde garante que RS terá 100% das doses de vacina disponíveis

Secretário de Saúde garante que RS terá 100% das doses de vacina disponíveis

RS registra 85 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 36 por Gripe A

Jézica Bruno

Secretário de Saúde garante que RS terá 100% das doses de vacina disponíveis

publicidade

O secretário estadual da Saúde João Gabbardo dos Reis garantiu nesta sexta-feira que com o lote de vacinas que chegou nessa quinta-feira e com mais a última remessa que vêm do Ministério da Saúde na próxima semana, o Rio Grande do Sul terá 100% das doses disponíveis. Gabbardo disse que a meta é atingir 80% da população”, afirmou.

• RS registra primeiro óbito importado de dengue em 2016
• Possível surto de zika é investigado em vila da Capital
• Primeiros casos autóctones de zika são de homens que moram na mesma casa

Gabbardo tranquilizou as pessoas que esperam pela imunização. “Todos os que estão no grupo prioritário podem ficar em tranquilidade que até 20 de maio poderão ser vacinados”.

Ainda segundo dados apresentados pelo secretário, o Rio Grande do Sul já registra 85 mortes neste ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que 36 dos óbitos são por Gripe A - H1N1. Somente desde a última semana, 11 pessoas morreram por gripe. Das vítimas fatais, 27 fazem parte do grupo prioritário para a vacinação, ou seja, 75% possuíam fatores de risco. Ao todo, 1.115 casos de SRAG foram notificados no Estado, sendo 177 por algum vírus Influenza.

Para tentar reduzir as mortes, mais de 2.187.362 doses de vacina foram aplicadas em pessoas do grupo prioritário, sistema prisional e com comorbidades. Isso corresponde a 61,19% da meta, que é atingir 80% da população. 

Em Porto Alegre, onde já foram registradas sete mortes, apesar da vacina já estar disponível para a população na tarde de sexta-feira em algumas das 149 unidades de saúde, a vacinação foi anunciada para retornar oficialmente na segunda-feira.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895