Desde o início da doença de Aids no País, Porto Alegre se destacou como uma das capitais com importante concentração de casos. Até o momento, foram contabilizados cerca de 24 mil casos, sendo desses 96,3% em adultos e 3,7% em crianças menores de 13 anos. Na Capital, a incidência de Aids no ano de 2012 registrou 1.321 casos, sendo 765 homens e 556 mulheres.
A psicóloga Marin Dias, da àrea Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, disse que o teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde da Capital, nas unidades de Pronto Atendimento, nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e no Centro de Saúde Santa Marta na rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, no turno da manhã.
Segundo Marina, os testes não demoraram mais do que dois minutos. Após uma breve explicação e a retirada de sangue no dedo as pessoas aguardavam o resultado que era disponibilizado em 30 minutos. “Em caso de HIV positivo, é realizado o encaminhamento para o Serviço de Atendimento Especial que funciona no posto Santa Marta”, destacou. No caso de teste positivo de Sífilis e Hepatite, as pessoas são encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima da sua casa para realização do tratamento.